sábado, 13 de agosto de 2016

Mensagem de repúdio que enviei a Carmen Lúcia, nova Presidente do STF

"Por favor, envie a Presidenta Carmen Lúcia... isso externa minha indignação com a "tripudiação" a uma presidenta covardemente atacada de todos os lados!"


Central do Cidadão STF
“Prezado (a) Senhor (a) RENE RIBEIRO,
Sua Mensagem foi recebida pela Central do Cidadão e registrada sob o nº: 358865.
Mensagem:
Por favor, envie a Presidenta Carmen Lúcia... isso externa minha indignação com a tripudiação a uma presidenta covardemente atacada de todos os lados!

 “A grosseria gratuita de Carmen Lúcia. Por Paulo Nogueira

O que levou a ministra Carmen Lúcia a ser tão deselegante, tão impiedosa e tão maldosa exatamente no dia em que foi eleita para suceder Lewandowski no comando do STF? A única resposta que me ocorre é uma combinação letal de ódio no coração com ignorância presunçosa. Dizer que quer ser tratada como “presidente”, tudo bem. Mas afirmar que quer isso por ser “amante da língua portuguesa” é ao mesmo tempo uma crueldade com Dilma e um disparate linguístico. Presidenta é uma forma absolutamente correta. Ao contrário de Carmen Lúcia, o português é uma língua generosa: em várias situações, admite mais de uma escolha. Dilma optou por presidenta para reforçar o ineditismo de ser a primeira mulher a ocupar o Planalto. A mídia jamais a tratou como ela desejava não por amor ao português castiço ou coisa do gênero. Foi uma decisão meramente política. A Veja tratou Isabelita Peron como presidenta da Argentina nos anos 1970, para ficar num caso. Presidenta figura no Aurélio desde a edição inicial, em 1975. No âmbito da Academia Brasileira de Letras, o imortal Merval Pereira não usa presidenta, mas o imortal Machado de Assis usou em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Chega? Isabelita era presidenta da Argentina para a Veja Isabelita era presidenta da Argentina para a Veja Negar a Dilma o título escolhido por ela fez parte do jornalismo de guerra que as grandes companhias de mídia adotaram contra ela desde o primeiro dia de seu primeiro mandato. Dilma teve 54 milhões de votos. Carmen Lúcia teve um: o de Lula, que a levou ao STF em mais uma de suas escolhas desastradas. Mesmo assim, Carmen Lúcia se acha no direito de sapatear em cima de Dilma. E exatamente quando Dilma enfrenta um drama épico, seu afastamento por um crime que não cometeu. As mulheres de hoje têm uma palavra para expressar a fraternidade feminina: sororidade. O que Carmen Lúcia fez é o exato oposto de sororidade. Se não bastasse tudo, o comentário infeliz vem num momento em que uma parcela expressiva dos brasileiros nutrem total desconfiança em relação à lisura da Justiça e, especificamente, do STF. A mesquinharia gratuita de Carmen Lúcia apenas vai reforçar essa desconfiança. Numa tirada antológica, Sêneca escreveu que ao se lembrar de certas coisas que dissera invejava os mudos. A nova presidente — chamemo-la como quer — do STF poderia refletir sobre a frase de Sêneca. Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui. Clique aqui e assine nosso canal no youtube http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-grosseria-gratuita-de-carmen-lucia-por-paulo-nogueira/

Responderemos em breve.
Atenciosamente,
Supremo Tribunal Federal
Edifício Anexo II, Térreo, Sala C 011 
Brasilia (DF) - CEP: 70175-900”