segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

E-Book: Reminiscência da Câmara Temática de Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS

Entre 2011 e 2012, coordenei a Câmara Temática de Ciências, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (CT-CI&DT) do Conselho do Governador Tarso Genro. Tinha como função estudar as pautas encaminhadas pelo governador ou pelo Pleno da Câmara, preparava propostas, projetos, relatório, sínteses, avaliava estágios de políticas propostas, andamento de projetos em execução bem como a interação do setor com órgãos públicos e privados, alimentando sempre os conselheiros e conselheiras para que estes pudessem tomar decisões fundamentadas. 
Na Câmara houve um trabalho magnífico com a participação de conselheir@s de todas as áreas do conhecimento. Nesta instância, formulavam-se propostas técnicas, políticas e estratégicas para o setor no estado. Tínhamos o consenso que o conhecimento não deveria ficar restrito a pessoas ou entidades. 
Após o fim do governo, vi que toda a memória, conhecimento e produtos produzidos na CT-CI&DT perderam-se por questões políticas ou por conta de que cada governo tem sua estratégia para o setor. 
Assim, para não perder de vez a riqueza ali produzida, resolvi confeccionar este material e publicar. Sei que será de extrema valia para a compreensão macro deste setor no estado. Sei também, que muito foi produzido, muitas propostas de políticas vingaram, mas também sei que muita coisa foi perdida. Nosso objetivo é resgatar o máximo de dados, para que sirvam hoje e no futuro, para governos, academia e empresas privadas. 
Bom proveito!

Renê Ribeiro 
Coordenador da Câmara Temática de Ciências, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES-RS 2011 - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário