segunda-feira, 16 de agosto de 2010

TARSO VENCE COM 11 PONTOS A FRENTE


ZERO HORA 14/08/2010

Pesquisa Datafolha aponta Tarso à frente na corrida ao Palácio Piratini

Candidato petista tem 38% das intenções de voto, seguido de José Fogaça, com 27%

Pesquisa do instituto Datafolha, encomendada pelo Grupo RBS, e divulgada nesta sexta-feira, indica o candidato do PT, Tarso Genro, na liderança da disputa ao Palácio Piratini nas eleições deste ano. Na pesquisa estimulada, Tarso aparece com 38% das intenções de voto, seguido por José Fogaça, do PMDB, com 27%, e Yeda Crusius, do PSDB, com 16%.


Em relação à última pesquisa realizada pelo instituto, em julho, o candidato petista subiu três pontos (de 35% para 38%) e José Fogaça manteve a mesma pontuação. A governadora Yeda Crusius, que concorre à reeleição, oscilou um ponto, passando de 15% para 16%.


Na Capital, Tarso Genro é o candidato com o maior percentual de intenções de voto: tem 43%. Fogaça aparece em segundo, com 30%, e Yeda em terceiro, com 12%. Já no interior do Estado, o petista tem 36% das intenções, Fogaça tem 25% e Yeda, 19%.


O Datafolha consultou 1.196 eleitores em 46 municípios do Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 12 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.


> Confira os números da pesquisa Datafolha para presidente no RS


Os candidatos Pedro Ruas, do PSOL, Julio Flores, do PSTU, e Carlos Schneider, do PMN, têm 1% das intenções de voto, cada um. José Guterres, do PRTB, Humberto Carvalho, do PCB, e Montserrat Martins, do PV, foram citados por eleitores, mas não chegaram a somar 1%. Aroldo Medina, do PRP, não foi citado. Entre os que responderam, 4% disseram que votariam em branco ou nulo.


De acordo com o Datafolha, 13% dos entrevistados na pesquisa estimulada afirmaram que ainda não sabem em quem votariam se a eleição para governador fosse hoje. Esse número sobe para 59% na pesquisa espontânea, sem apresentação de nomes de candidatos para a escolha dos entrevistados. Nesse caso, Tarso aparece com 17%, Fogaça com 10% e Yeda com 7%.


Rejeição


O Datafolha também consultou os eleitores sobre em quais candidatos eles não votariam, caso a eleição para governador fosse hoje. A governadora Yeda Crusius é quem aparece com o maior índice de rejeição: 42% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam seu nome para governar o Estado.


Em seguida surgem Tarso Genro, com um índice de rejeição de 15%, e José Fogaça, com 14%. Entre os consultados, 10% não votariam nos candidatos Pedro Ruas ou Julio Flores, 6% não votariam em Aroldo Medina, José Guterres ou Carlos Schneider, e 5% não escolheriam Montserrat Martins ou Humberto Carvalho.


Ainda de acordo com o Datafolha, 10% dos 1.196 eleitores consultados afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos que concorrem ao Palácio Piratini e 2% não escolheriam nenhum deles.


Instituto: Datafolha
Solicitante: Grupo RBS
Período de campo: 9 a 12 de agosto
Tamanho da amostra: 1.196 eleitores
Margem de erro: três pontos percentuais, para mais ou para menos
Registro: no TRE, 36.864/2010, e no TSE, 22.762/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário