sexta-feira, 10 de junho de 2011

Caso Battisti: Tarso critica os italianos

Há mais de 250 anos, em 7 de fevereiro, morria Sepé Tiaraju, líder da resistência dos índios guarani-missioneira à implementação do Tratado de Madri em terras do hoje Rio Grande do Sul. Sepé cunhou o grito "Co ivi oguereco iara",  esta terra tem dono!

 VOLTAMOS A TEMA CESARE...

Caso Battisti: Tarso critica os italianos

O governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça Tarso Genro (PT) rebateu as críticas que algumas autoridades de Roma têm feito ao Brasil pela concessão de refúgio político ao ativista Cesare Battisti afirmando que elas refletem a posição do governo atual e não do Estado italiano.

“As posições que os governantes italianos assumiram é uma posição colonialista e até neofascista, ofenderam a Constituição do País, ofenderam os ministros do Brasil, dizendo que o Brasil é mais conhecido por ter dançarinas do que juristas, coisa que eles não fizeram quando a França tomou a mesma posição”, afirmou Tarso, em Madrid.

Para Tarso, a concessão do refúgio, pelo Brasil, é um ato soberano, que não tem a menor possibilidade de ser revertido em tribunais internacionais, como o governo italiano anunciou que vai tentar. O governador entende que o País não deve entrar em qualquer bate-boca com a Itália. “O que eles estão tentando é transformar uma crise interna de governo que eles têm há muito tempo, num problema internacional. (Diário do Pará/Porto Alegre/AE )

Nenhum comentário:

Postar um comentário