sexta-feira, 1 de julho de 2011

Relator da Reforma Política, Henrique Fontana se reúne com Lula em SP

O relator da Reforma Política na Câmara Federal, o deputado Henrique Fontana (PT-RS) teve novo encontro com o ex-presidente Lula, nesta segunda-feira (27/06), em São Paulo, para aprofundar os detalhes do relatório que deverá apresentar antes do início do recesso parlamentar. Na oportunidade, Lula reafirmou que considera a aprovação do financiamento público exclusivo de campanhas o ponto mais importante desta reforma, "pois é o que tem mais impacto para melhorar a política brasileira".

Fontana também explicou ao ex-presidente sua proposta do sistema proporcional misto, que dará direito a dois votos para o eleitor. "Trata-se de um sistema que garante ao eleitor um voto duplo, primeiro escolhendo o partido de sua preferência, votando na lista, e a seguir votando no candidato preferido", ressaltou. Fontana acredita que esta proposta tem mais chances de ser aprovada do que o voto em lista e que também é um mecanismo que irá reforçar as estruturas partidárias.

Sobre a ampliação da participação das mulheres no parlamento, o relator destacou a necessidade de dar um passo adiante e propôs que na lista partidária de cada três nomes, um seja de sexo diferente. Henrique Fontana ainda não decidiu como se manifestará sobre o calendário eleitoral, mas disse que sua tendência, ao contrário do Senado, é manter as eleições de dois em dois anos.

Os próximos passos do relator esta semana, em Brasília, serão realizar uma reunião com os deputados do PMDB que trabalham o tema da reforma política e um encontro com o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que preside a Comissão no Senado.

Durante mais de duas horas, acompanharam a reunião o ex-ministro Luiz Dulci, o presidente do PT, Rui Falcão, e o ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto.

Crédito foto: José Chrispiniano

Nenhum comentário:

Postar um comentário