domingo, 8 de janeiro de 2012

CEDES-RS: Coordenador da FAO participa de atividade organizada pelos Conselhões nacional e gaúcho

O primeiro compromisso de José Graziano no Brasil como diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) será em Porto Alegre. Ele participa do colóquio  A importância da sociedade civil nacional e internacional para a segurança alimentar e nutricional”, que ocorrerá em 24 de janeiro.

 A atividade é promovida pelos CDES Nacional e CDES-RS, com o apoio da FAO Brasil e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea).
“O dirigente da ONU informou que fazia questão de vir ao Brasil numa atividade promovida pelos Conselhos, pela sua natureza de conciliação e diálogo social”, revelou o secretário do CDES-RS, Marcelo Danéris.
Além de Graziano, o evento contará com a participação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, que também é integrante do CDES Brasil. A atividade reunirá conselheiros nacionais e gaúchos, especialistas, autoridades, lideranças e representantes de movimentos sociais, estudantes, entre outros.
Promover a concepção de que a sociedade civil e o setor privado são fundamentais para o sucesso das políticas brasileiras voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional é o objetivo do Colóquio. Após a atividade, Graziano também participará de um debate com os movimentos sociais sobre políticas de acesso à terra.
O Colóquio ocorrerá a partir das 8h30, no Palácio Piratini.
 
Coordenador do Programa Fome Zero
José Graziano foi eleito diretor-geral da FAO em 26 de junho de 2011, durante a 37ª Conferência da organização, realizada em Roma, na Itália. Seu mandato tem início em 1º de janeiro de 2012 e término em julho de 2015.
Engenheiro Agrônomo graduado em 1972 pela USP, Graziano realizou seu mestrado dissertando sobre a distribuição de renda no país. Doutorou-se pela Universidade Estadual de Campinas, em 1980, onde se tornou professor titular de Economia Agrícola. Possui, ainda, pós-doutorado na Universidade da Califórnia (EUA) e no Instituto de Estudos Latino-Americanos do University College London (Inglaterra).
Em 2001, Graziano foi o coordenador da formulação do Programa Fome Zero durante a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Com a sua eleição, foi nomeado pelo próprio presidente para chefiar o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Através desse órgão, teve início no país a implementação do Programa Fome Zero, responsável pela retirada de 28 milhões de brasileiros da linha da pobreza.
Em março de 2006, Graziano se tornou representante regional da FAO para a América Latina e o Caribe.
Graziano é autor de estudos importantes sobre economia agrária, desenvolvimento rural e segurança alimentar. Possui 25 livros publicados, dentre eles ‘O que é Questão Agrária’, de 1980.
Devido à relevância de seus trabalhos, Graziano recebeu diversos prêmios e honrarias, como a Ordem do Rio Branco, concedida pela Presidência da República; a Medalha Paulista de Mérito Científico e Tecnológico, conferida pelo governo do estado de São Paulo; e o Prêmio da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Prêmio Sober).

Nenhum comentário:

Postar um comentário