quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Esquadrilha da Fumaça em São Borja

“Há oito meses o vereador Renê Ribeiro, começou a trabalhar visando uma apresentação da ESQUADRILHA DA FUMAÇA NA CIDADE.
Manteve contatos com várias autoridades em Brasília, e por orientação destas autoridades constituiu um comitê, composto por todos os principais segmentos quem têm relação com a apresentação.
Depois de um intenso trabalho do vereador, com a participação decisiva dos deputados Petistas Ary Vanazzi e Lidberg Farias, este último deputado federal pelo Rio de Janeiro, o comando da Força Aérea acertou com o vereador petista a apresentação da Esquadrilha, no dia 28 de novembro de 2003, uma sexta-feira.
A esquadrilha será composta por oito aviões e virá ao Rio Grande do Sul especialmente para a apresentação única em São Borja.
A data e o horário foram acertados no final da semana passada pelo vereador Renê Ribeiro e o Comando da Força Aérea.
A show Aéreo será no final da tarde do dia 28 de novembro, e o vereador Renê propôs dois locais para concentrar o público, no cais do Porto ou o aeroporto local.
A definição do local depende de detalhes técnicos aeronáuticos, os quais o vereador Renê,  que é piloto de aviação, está providenciando.
Então a comunidade de São Borja pode se preparar para assistir no final do mês que vem, um dos melhores shows aéreos do mundo: A apresentação da ESQUADRILHA DA FUMAÇA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.” (Matéria jornalística da época)



Oficio que enviei para formalizar as tratativas




sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Unipampa-São Borja- Primeiro passo concreto

Há 10 anos, o primeiro passo para construção dos prédios da Unipampa-São Borja


sábado, 12 de novembro de 2016

Banhado de São Donato: caminhando para seu fim!

Há quinze ou vinte anos atrás, nos finais de semana eu participava de um grupo de abnegados que com pás, picos e enxadas íamos ao banhado do São Donato para “arrobar” as “taipas” e represas que os fazendeiros e outros invasores faziam para drenar o banhado e depois colocarem gado ou lavouras.
Depois de muita luta foi criado a reserva ambiental do banhado de São Donato http://www.wittler.com.br/engenharia/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=705273 , portanto, de propriedade de cada um e de todos nós.
Neste banhado, que quando o rio Uruguai “enche” os peixes se reproduzem. O  rio baixa e os alevinos ficam no banhado crescendo e protegidos. Na próxima enchente o banhado alaga e os novos alevinos já crescidos e com capacidade de sobrevivência são levados pela água repovoando o rio. Além disso esta reserva é um regulador das chuvas na região.
Ontem passei no banhado e triste vi ele abandonado e povoado de gado.

Como as autoridades não estão preocupados com essa invasão,  sugiro que cidadãos das comunidades, pescadores ou outros, na defesa da integridade do banhado, abatam e consuma a carne daqueles animais que estão ilegalmente depredando o que é nosso e destruindo patrimônio fundamental para o futuro do Uruguai e de toda a região.