domingo, 4 de julho de 2010

Contrato da Corsan ou licitação: Negociação ou negociata? O tempo dirá.



ESCREVI O TEXTO ABAIXO HÁ MAIS DE 15 DIAS.
DEIXEI PARA REVISAR COM MAIS CALMA E DEPOIS POSTÁ-LO. (Não o revisei por real falta de tempo, e resolvi postá-lo assim mesmo, pois li ONTEM em jornal local o que já era previsto.



    Contrato da Corsan ou licitação:  Negociação ou negociata? O tempo dirá.

          Não é segredo que por várias vezes o comando da Corsan tentou reunir com o Prefeito Mariovane e apresentar uma proposta para São Borja. Houve tentativas sem sucesso nas seguintes datas:
                                      26 de agosto de 2009.
                                      17 de setembro de 2009
                                      03 de dezembro de 2009 – ouve uma reunião onde o prefeito Mariovane Weis - PDT partiu para o ataque acusando a Corsan de ter perdido uma verba de 180 mil reais de uma emenda devido a Corsan não ter respondido uma solicitação.  O que constatamos ser uma mentira do prefeito, pois nunca houve solicitação alguma ou muito menos emenda de 180 mil.
          A Corsan Já acenou com um contrato que gira em torno de 60 milhões em investimentos a curto e médio prazo em São Borja. Também agora foi aberto a possibilidade do PAC 2 beneficiar as cidades com mais de 50 mil habitantes , sendo que também a Corsan buscaria para São Borja em torno de 30 milhões em projetos já existentes.
          É necessário deixar claro que se o saneamento em São Borja não for da Corsan, nosso município estará fora do PAC 2 e não receberá valor algum.
Nesta mesma linha e propondo estes valores proporcionais a Corsan JÁ renovou com o município de Passo Fundo, S. Ângelo, Alegrete, Cachoeira, Viamão, Gravatai, Esteio Campo Bom, Santa Rosa entre outros.
          Em todos na grande maioria destes municípios o contrato não havia vencido, mas a Corsan REUNIU 1,2,3,4,5, vezes com os prefeitos e acordaram na renovação com grandes benefícios para SUS comunidades. AQUI EM SÃO BORJA O PREFEITO MARIOVANE NEM RECEBEU A CORSAN para conhecer a proposta. Enviou o projeto “ARMADO” para a Câmara com a clara intenção de preparar o rompimento com a Corsan. Na Câmara os “seus vereadores” deram a o representante da Corsan o VEGONHOSO tempo de 5 minutos para este expor sua proposta e depois mais 15 minutos escondido da população numa reunião “secreta” na sala do presidente Beto Souza. Segundo sabe-se na reunião secreta, os vereadores do Prefeito não “deram bolas” para o que o representante da Corsan tentava explicar e nem deram ouvid a proposta que a Corsan tinha para o municio (assim como fez o prefeito seus vereadores fizeram exatamente igual.
          Caso a Corsan tenha que sair, por conta desta “armação” o município terá de indenizá-la. Terá de pagar em torno de 50 milhões, de onde?
          O Líder do Desgoverno Mariovane Weis-PDT, vereador Geovane Contreira lutou contra a presença de um representante da estatal na sessão da Câmara para tentar apresentar o que a Corsan imagina para o município nas próximas décadas, aconteceu o esperado. Mesmo que ridículo, já esperado sim.
          Os governistas montaram uma estratégia regimental impossibilitando ao Engenheiro da Corsan de se manifestar a respeito. Mas, qual o motivo? Qual o problema que teria em o povo ficar sabendo o teor da proposta da estatal?
          Já fica difícil ou impossível apresentar um plano tão importante em exíguos 10 minutos e, pior ainda sem tempo algum, ou com parcos 5 minutos.
          Mas, até se entende o desespero do prefeito. Pois ele, que tanto joga para a torcida, dizendo  à população que a Corsan leva todo o dinheiro daqui e não investe, iria ouvir do Engenheiro da Corsan comprovar documentalmente que a estatal se compromete a deixar boa parte da arrecadação aqui no município para obras de saneamento na cidade. Claro que isto não seria interessante que o povo ficasse sabendo.
          Mas, a estratégia estava montada. Qualquer manifestação da Corsan, somente após assegurada a aprovação da lei.
          Na mesma linha de atuação, o Líder do desgoverno Mariovane  diz que a empresa privada que “quer vir para S. Borja investirá 150 milhões em tratamento de esgoto. Pois vejamos: São Borja tem 16 mil casas com ligação de água e 3.300 casas com ligação de esgoto, desta forma, faltam em torno de 13 mil casas para ligar e tratar o esgoto, sendo assim, o vereador Líder do desgoverno Mariovane terá de parar de falar bobagem, pois para tratar as 13 mil casas que faltam são necessários em torno de 55 milhões. Penso que os 95 milhões restantes que “sobram” será utilizado pelo desgoverno para construir um frigorífico de abater “patos” ou uma fábrica de ilusões.....
O RETUMBANTE projeto foi aprovado...............
       De imediato o diligente e operoso prefeito viaja para Porto Alegre “EXIGIR” da Corsan uma proposta. Mas que proposta, se há mais de anos esta empresa tenta em Vão apresentá-la ao prefeito Mariovane.
          Vai ele (numa rapidez incrível) até a direção da Corsan em Porto Alegre, buscar uma proposta da empresa. Notem que antes, ele sequer recebia a empresa, agora de desloca até a capital e procura a estatal.
          O que estaria por trás disto? Muitos poderão dizer que é um chefe do executivo preocupado com a cidadania de São Borja que busca uma solução urgente para os problemas de saneamento da cidade.
          Mas, com a “bagagem” de quem conhece o “modus operandi” do prefeito, gostaria de deixar registrado aquilo que entendo que poderia ser a tática neste momento.
          Já ficou claro que para negociar com a Corsan, não seria necessário a aprovação de lei pelo legislativo, como aconteceu no último dia 08 de junho.
          Mas, se o prefeito não quiser negociar com a estatal, aí sim ele necessita daquele “salvo conduto” que lhe foi dado pela maioria dos vereadores na Câmara (SEUS VEREADORES).
          Então, o que irá ocorrer? O prefeito irá apresentar uma proposta à Corsan, onde a estatal deve investir um determinado valor em São Borja. Mesmo que a estatal chegue a este valor, o prefeito inventará algum motivo para não aceitar, direcionando assim, para a tão sonhada (por ele) licitação.
          Claro que para isto, ele não poupará o bolso do contribuinte. Certamente fará novamente um forte investimento na mídia, culpando a Corsan pelo fim das negociações.
          Mesmo que a Corsan Aceite todas as propostas do prefeito e ainda coloque canos de OURO em São Borja o Prefeito Mariovane Weis-PDT e seus seguidores encontrarão uma justificativa para romper com a Corsan, irão lançar o edital e entregar nosso saneamento a iniciativa privada, para que cada um cidadão de São Borja pague o dobro do que paga hoje.
          Pois, agora esta Claro de que lado eles estão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário