quarta-feira, 20 de julho de 2016

E o que falar dos educador@s? Qual é a lógica?

Perplexo com a notícia do pagamento de auxílio educação de 900 reais , aos filhos de juízes no Rio (que assim como todo os magistrados do Brasil, já recebem auxílio moradia de 4.500 de auxílio) resolvi escrever este texto, para esvaziar meu saco e não me envenenar com a indignação.
Passei a via toda ouvido a justificativa de que juízes,  policiais, auditores, fiscais, militares, pregoeiros, políticos e outros funcionários públicos, deveriam receber um grande salário para executarem suas funções sem que fossem subornados ou cooptados pela corrupção. 
O senso geral condicionava isso, como pressuposto da blindagem ao caráter e a ética de tais servidores. 
E o que falar dos educador@s? Qual é  a lógica? 
Nunca vi educador algum condicionando o ato de educar ao recebimento de auxílio moradia ou educação, adicional noturno, jeton ou outro penduricalho que elevasse seu salário de 1.500 mensais à 20, 40 50 ou mais mil mensais.
Nunca vi educad@r envolvido em corrupção, preso ou processado, mesmo recebendo pouco mais de 1.500 mensais, cheio de descontos no banco e na folha devido a adiantamentos financeiros necessários para somente sobreviver.
Vale lembrar que são estes os profissionais responsáveis por formar a base de todos os demais profissionais.
É esta ética, esta razão de ser educard@r, este valor pessoal é que reverencio e me apaixona. Fazem o que tem de ser feito, com dignidade, honestidade, profissionalismo e amor mesmo vivendo diariamente a falta de respeito e reconhecimento financeiro de quem manda!
Os educador@s, são efetivamente os heróis anônimos e prova cabal que ainda há jeito e chance de um futuro digno para nosso país.
Gravem isso:  daqui 50 anos, aqueles que lerem este texto, comparando estes dados e valores, confirmarão que, estes hoje desrespeitados, sem reconhecimentos, relegados e desvalorizados serão os que salvarão o futuro. É deles o genes da dignidade, ética e responsabilidade profissional e social que contaminará as futuras gerações.

Mas, enquanto isso, os magistrados, auditores, pregoeiros, militares, policiais, médicos e uma penca grande de profissionais que servem a população.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário