sábado, 12 de novembro de 2016

Banhado de São Donato: caminhando para seu fim!

Há quinze ou vinte anos atrás, nos finais de semana eu participava de um grupo de abnegados que com pás, picos e enxadas íamos ao banhado do São Donato para “arrobar” as “taipas” e represas que os fazendeiros e outros invasores faziam para drenar o banhado e depois colocarem gado ou lavouras.
Depois de muita luta foi criado a reserva ambiental do banhado de São Donato http://www.wittler.com.br/engenharia/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=705273 , portanto, de propriedade de cada um e de todos nós.
Neste banhado, que quando o rio Uruguai “enche” os peixes se reproduzem. O  rio baixa e os alevinos ficam no banhado crescendo e protegidos. Na próxima enchente o banhado alaga e os novos alevinos já crescidos e com capacidade de sobrevivência são levados pela água repovoando o rio. Além disso esta reserva é um regulador das chuvas na região.
Ontem passei no banhado e triste vi ele abandonado e povoado de gado.

Como as autoridades não estão preocupados com essa invasão,  sugiro que cidadãos das comunidades, pescadores ou outros, na defesa da integridade do banhado, abatam e consuma a carne daqueles animais que estão ilegalmente depredando o que é nosso e destruindo patrimônio fundamental para o futuro do Uruguai e de toda a região.

Um comentário:

  1. Há uns 20 anos atrás fomos à Itaqui num protesto coordenado pelo CPERS sindicato e Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Borja, nesta um latifundiário de lá disse: -O que vocês fazem aqui, estas terras nem pertencem à São Borja. Aí levantei e falei : Porque tudo isso é um patrimônio da humanidade, nem nosso e muito menos de vocês.
    Saímos de lá decepcionados com a falta de sensibilidade e cuidado com o bem mais precioso que existe.

    ResponderExcluir