segunda-feira, 9 de maio de 2011

CDES da Presidência da República e os novos desafios

Os novos desafios do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social


Paulo Safady Simão
02/05/2011

Os novos desafios do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) completa este ano oito anos de atividades. Ao longo deste período a iniciativa ganhou maturidade e se consolidou como um fórum privilegiado para debates e formulação de sugestões para os graves problemas estruturais que o país ainda enfrenta. Trabalhadores, empresários, acadêmicos, movimentos sociais e diferentes instâncias do governo federal têm desenvolvido e aprimorado no Conselho a difícil e valiosa arte do diálogo.
Foi assim ao longo dos dois mandatos do presidente Luíz Inácio Lula da Silva, período em que o Conselho fez contribuições significativas em áreas estratégicas para o Brasil, como: educação, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. A experiência do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no país se tornou uma referência para outros governos que têm buscado assegurar uma maior transparência e participação da sociedade nos rumos de seus países.
No último dia 26 de abril, o CDES realizou a sua primeira reunião de 2011, que teve a coordenação da Presidenta Dilma Rousseff. Neste sentido, é importante ressaltar o reconhecimento, por parte da Presidenta, do papel desempenhado pelo Conselho desde sua criação, ao assumir o compromisso de valorizá-lo como espaço plural e democrático para fortalecer o debate sobre os caminhos para superação dos desafios do país. A afirmação da Presidenta foi enfática: “No que depender de mim como presidenta da República, vocês podem ter a certeza de que eu terei uma relação qualificada com este Conselho. Ele será um espaço privilegiado para que nós possamos continuar desenvolvendo de forma sustentável o nosso país”.
Olhando para os obstáculos que o desenvolvimento sustentável brasileiro vai encontrar em curto, médio e longo prazo, acredito que as principais contribuições do Conselho deverão estar voltadas ao debate de alguns temas prioritários: estímulo à difusão da inovação; redução do chamado “custo Brasil”, que reflete diretamente na competitividade da nossa economia e a necessidade de um salto expressivo da qualidade da nossa educação.
O Brasil é um país que já comprovou ter alcançado um novo estágio de maturidade. Superamos o que o escritor Nelson Rodrigues costumava chamar de complexo de vira-lata. Hoje o país é um ator fundamental que precisa ser ouvido em qualquer fórum econômico ou geopolítico do mundo. Nossa economia dá mostras de estabilidade e atrai investimentos de empresas de todas as partes. Reduzimos as enormes disparidades sócio-econômicas e retiramos da pobreza extrema milhões de brasileiros.
Mas ainda temos gargalos importantes a superar se quisermos manter o ritmo e a consistência do crescimento registrado nos últimos anos. E aí ganha espaço o CDES: na articulação e formulação, junto com o Governo, de estratégias para enfrentar esses obstáculos.
Na área da inovação tecnológica, estamos convencidos de que esta é a única maneira de assegurar uma verdadeira mudança de paradigma. Investir no desenvolvimento de ciência e tecnologia significa – a um só tempo: qualificar os nossos trabalhadores, aumentar a produtividade das nossas empresas, reduzir o desperdício de matéria prima, melhorar a nossa eficiência energética, diminuir o impacto ambiental das nossas atividades, entre outras conquistas.
No universo das relações trabalhistas, o Conselho – como espaço de diálogo – pode contribuir para superarmos de uma vez por todas a ultrapassada dicotomia: trabalhadores X empresários. Neste sentido, a própria Organização Internacional do Trabalho tem realizado experiências em outros países que reduzem a burocracia e o peso das folhas de pagamento sobre a atividade produtiva. São iniciativas que buscam reconhecer nos trabalhadores a capacidade de se tornarem, eles próprios, empreendedores.
São desafios que certamente trarão inúmeras boas oportunidades para todos. E o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social poderá seguir seu caminho, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

Paulo Safady Simão é membro do Comitê Gestor do CDES e presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário