quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dilma diz que programa Ciências sem Fronteira é crucial para o futuro do Brasil

Na 38ª Reunião Plenária do CDES, Dilma Rousseff falou sobre novo programa de bolsas, que recebeu apoio dos conselheiros do CDES
 



Na terça-feira (26/07), a presidenta da República Dilma Rousseff participou do pleno do CDES, coordenado por seu secretário executivo, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos Moreira Franco, no Palácio do Planalto. A reunião contou com a participação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; e de conselheiros do CDES. Como pauta principal, o Programa Ciência sem Fronteiras que pretende conceder 100 mil bolsas de estudo com a colaboração da iniciativa privada.
Assessoria da Sedes
27/07/2011
 

Presidenta Dilma Rousseff discursa na 38ª  Reunião Plenária do CDES no Palácio do Planalto, em Brasília Foto: Antonio CruzABr Presidenta Dilma Rousseff discursa na 38ª Reunião Plenária do CDES no Palácio do Planalto, em Brasília Foto: Antonio CruzABr
Para presidenta da República Dilma Rousseff, o Ciência sem Fronteiras articula duas agendas fundamentais para o Brasil, a agenda da educação com a agenda da inovação, ao encontro de prioridades estabelecidas pelo Conselho em sua Agenda do Novo Ciclo de Desenvolvimento (ANC). Em seu discurso, Dilma Rousseff afirmou que o Brasil precisa "dar um salto na área de inovação" e, ao mesmo tempo, na área de ciência, tecnologia e emprego.

Ao explicar o foco do programa, a presidenta Dilma afirmou que formar jovens  em áreas como engenharias, física, química, biologia, ciências da saúde é fundamental para o país: Dilma Rousseff ressaltou a necessidade de engenheiros no Brasil, não só para fazer projetos, mas para a infraestrutura do país, sem esquecer do potencial da pesquisa voltada para inovação. "Nós vamos escolher áreas do conhecimento que interessam ao Brasil, que são essenciais para o desenvolvimento próximo do país", acrescentou.

Formar a base do pensamento educacional do país

A expectativa, com o programa, é que os cientistas voltem e se integrem à universidade, às empresas, para transformar, com a sua capacidade e formação, as condições de produção, geração de conhecimento e de inovação no Brasil.

Entre os aspectos principais do programa, a presidenta enfatizou que o critério de distribuição de bolsas do programa será o mérito, garantindo   oportunidade de acesso  a talentos nacionais, refletindo a nossa diversidade étnica e visando ao desenvolvimento regional, conforme sugerido pelos conselheiros do CDES.

"Porque nós queremos formar a base inicial, que vai ter acúmulo suficiente para garantir que o país possa continuar, aqui dentro, gerando todos os conhecimentos e os instrumentos e as técnicas" - presidenta da República Dilma Rousseff

Nenhum comentário:

Postar um comentário