quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pacto pela Educação: O RS asfalta o caminho do futuro de prosperidade e desenvolvimento


Governo do RS lança Pacto pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica

23/08/2011
Com o objetivo de formar e articular uma rede entre Governo, universidades, instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Rio Grande do Sul, foi lançado nesta terça-feira (23), no Palácio Piratini, o Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica. O pacto contribuirá na elaboração, proposição e execução de políticas públicas voltadas à promoção do conhecimento, pesquisa e qualificação profissional de professores de nível superior e servidores públicos estaduais em diferentes instâncias do poder público. Também é direcionado a alunos do ensino médio e profissionalizante e à capacitação de trabalhadores para o setor produtivo gaúcho.
O ato foi concorrido no Piratini, contando com a presença maciça do secretariado, deputados, e integrantes de universidades e centros de pesquisa.  O governador Tarso Genro destacou que essa articulação é inédita no Rio Grande do Sul. “O Pacto foi orquestrado de maneira coletiva, permitindo uma relação inédita entre estado e sociedade na elaboração de uma política pública”, disse.  O governador destacou outro diferencial que é a vinculação do Pacto à nova agenda de desenvolvimento do estado. “Desta forma, promovemos a educação técnica e tecnológica de alto nível, em um ambiente de colaboração, onde a busca pela qualificação se dará de acordo com as características e necessidades de cada base produtiva local”, explicou.
A proposta do Pacto é originada nos debates ocorridos no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), através da Câmara Temática voltada ao tema. Secretário-executivo da pasta, Marcelo Daneris,  ressaltou que essa construção se deu de forma conjunta e democrática, com a contribuição do Governo, dos conselheiros e também da sociedade civil, que foi convidada a integrar esse fórum. 
 As autoridades que se revezaram na cerimônia, saudaram diferentes virtudes dessa iniciativa do Governo. Para Heitor Muller, da Fiergs  "nacões mais desenvolvidas nos ensinam que educação e desenvolvimento são indissociáveis", o que justifica uma articulação dessa natureza.  Celso Woyciechowski, da CUT afirmou que com o Pacto, “o Rio Grande do Sul dá mais um passo para consolidar um novo modelo de desenvolvimento: sustentável, inovador e humanista". As manifestações de representantes da universidades e instituições de ensino foram na mesma linha.
 Rederiosul e Escola de Govenro
 O ato marcou também o lançamento de dois projetos integrados ao Pacto: a Rede Escola de Governo e Rederiosul de pesquisa. Apresentado pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Stela Farias, e pelo presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Jorge Branco,  a Escola de Governo atuará na formação continuada para a administração pública, através uma rede articulada a instituições de ensino, organismos internacionais, sociedade.  Na primeira fase, será composta por 24 instituições responsáveis por 24 programas de formação. Até 2015, a expectativa de investimento na Escola de Governo é da ordem de R$ 100 milhões.
O secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov,  explicou as linhas gerais da Rederiosul que tem a tarefa de formar  redes de pesquisa, pós-graduação e inovação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado.  A primeira rede que será implantada será voltada a pesquisas na área de Petróleo e Gás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário