quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A privataria tucana, neoliberalismo e a falsa democracia


Por gentileza, leia esta análise em meu blog e depois patrioticamente corra à cata do livro Privataria Tucana. 
É questão de consciência moral  e de patriotismo. 
Se você amar um bocadinho a vida rebele-se!

 

 Prezado André

Outro dia me deste carona daqui do Setor Universitário até o Jardim Planalto, onde está nossa Faculdade Delta. Nossa conversa transcorreu alegre graças a tua enorme simpatia e carisma. Porém me surpreendi quando me contaste que nutres simpatias pelo neoliberalismo e por seu surrado discurso a favor de mais mercado e menos estado. Choco-me quando vejo trabalhadores, e és um deles que administras uma grande obra da construção civil em Senador Canedo, se dizem simpatizantes do neoliberalismo, principalmente quando ingenuamente acreditam que o mercado seja capaz de atender as demandas sociais de um país.

Não é capaz, André. Ele é fachada ideológica  do malcheiroso mercado, notadamente do sistema financeiro. É, por natureza, corrupto e concentrador de rendas, de riquezas, de poder, de privilégios e excludente do povo e da qualidade social de vida. É necessariamente mentiroso e manipulador. O mercado não está nem aí para o desenvolvimento com riquezas para todos. Pelo contrário, o que lhe importa é assaltar o povo, empobrecê-lo ao máximo, sem dó nem piedade dos que sofrem com a miséria, com as doenças, com o desemprego com o objetivo de concentrar riquezas e poder.

Pois é, querido, agora cai uma bomba sobre a sociedade brasileira com a publicação do anunciado livro do jornalista Amaury Ribeiro Jr, intitulado “Privataria Tucana”, publicado pela Geração Editorial, na coleção “História Agora”. Bomba para os tucanos, para os “demos”, para a direita já tonta pelas derrotas que o povo brasileiro lhe imprime desde 2002. 

Pessoalmente não vejo novidade no livro, mas percebo enorme mérito na sua publicação. As provas que baseiam a pesquisa são contundentes e irrefutáveis. Não resta a menor dúvida de que Fernando Henrique Cardoso, sua família, José Serra, seu sócio e candidato a qualquer coisa que lhe dê poder, Daniel Dantas, ex-banqueiro corrupto, aliás, como todos os banqueiros e bancos, os figurões do PSDB e do “Democratas” e outros são escancarados à luz do meio dia como ladrões que atuavam no favorecimento dos interesses multinacionais e do imperialismo decadente. Eles também buscaram fortunas com as vendas do patrimônio público. Todos eles dividiram propinas e se enriqueceram com a privataria indecente e pornográfica.   

Graças à roubalheira promovida pelo bando que ocupou o poder com FHC mais de 50 milhões de brasileiros caíram na miséria, na pobreza e abaixo da linha da miséria. Os problemas dos maus tratos das pessoas na saúde pública, com esforços dos neoliberais para privatizar o SUS e tudo o mais, o rebaixamento da qualidade do ensino público, principalmente nos primeiro e segundo graus, com sucateamento das escolas e arrocho salarial dos professores e funcionários, a corrupção e baixos salários da polícia expõe-nos à insegurança e à banalização da vida, a superação dos equipamentos militares fragiliza a defesa da nação brasileira em face de sabotadores e ladrões internacionais de nossas riquezas e de nossa soberania etc são conseqüências da privataria traidora e desonesta dos neoliberais e sua tropa de saqueadores. 

Então, meu amigo, onde está o mérito do neoliberalismo? Onde está a moral do mercado? Em todo o mundo os neoliberais agem da mesma forma, nota o que fazem na Europa e nos Estados Unidos nesse momento. Corre-se o risco de incendiar o mundo para saciar a ganância dos banqueiros, até com a ameaça da ressurreição do nazi-fascismo na Europa. O noticiário aqui do Brasil dá conta de que os bancos lucraram 41% nesse último trimestre em relação ao mesmo período do ano passado enquanto o PIB cresceu apenas 3%. Surrupiaram trinta e sete trilhões e dois bilhões de reais até setembro desse ano da sociedade e ninguém faz nada para impedir. Pelo contrário, os seus representantes no Banco Central prestam-lhe prestimosos serviços na manutenção dos juros altos, arrancando muito dinheiro que deveria ser investimento da sociedade para engordar os cofres dos ladrões de alto estilo. 

Esses larápios se mantêm ativos na sociedade graças a uma confusão do que seja democracia. Muitos equivocadamente entendem que democracia é a liberdade de todos fazerem e dizerem o que bem entendem. Não é. Democracia é bem estar para todos em termos de saúde, educação, segurança, cultura, transporte, trabalho, renda, riquezas sociais, diversão etc, sob um estado forte que defenda a soberania nacional e o desenvolvimento econômico com distribuição dos resultados entre todos e não apenas para uma minoria privilegiada e egoísta. Isso é tudo o que os neoliberais não querem.

Sinceramente, André, eu não confio em neoliberal. Pessoalmente eles são traiçoeiros e se acham donos da verdade e do mundo. São maus caráter e libertinos. Devemos caçá-los em cada canto, pressionarmos a que se convertam ao social ou a expulsá-los dos ambientes onde se colocam para prejudicar as pessoas e os projetos sociais. O lugar deles é no escuro para ranger os dentes de suas bochechas gordas. Defendo que os lugares e postos ocupados por eles devem ser limpos de suas impuras presenças e atividades.

Graças à consciência mundial que cresce,  esses maus elementos põem as barbas de molho. Nos Estados Unidos e na Europa os jovens, os trabalhadores e as mulheres se levantam para espremer e expulsar esses larápios. Aqui o povo faz o mesmo, ainda que a mídia colonizada tente esconder. Imagina as caras de FHC, de José Serra, de Aécio Neves, de Daniel Dantas e tantos outros com a abertura desses escândalos. Nas redes sociais na internet corre a informação de que José Serra tentou comprar todos os volumes do livro de Amaury e tentou seqüestrá-los das livrarias e bancas com o objetivo de impedir que os escândalos viessem a público. Não conseguiu. Em entorno de 48h a primeira edição praticamente se esgotou. Imagino também a cara do pastor gritão Silas Malafaia, que apoiou e fez propaganda para José Serra como candidato a Presidência da República, em troca de canal de TV, sua maior preocupação e sonho. Uma fonte segura me informou que Malafaia pediu um canal de TV a então candidata Dilma em troca de apoio e como Dilma negou-se a essa negociata o “bom” pastor se bandeou para o lado de Serra, bem ao estilo neoliberal. 

Então, André, viva essa espremida que Amaury Ribeiro Jr dá nessa trinca. Basta de roubalheira e traição nacional e ao povo. Brasil livre contra eles. 

Abraços com esperança de que te convertas. Assiste os vídeos abaixo. São comprovação do que escrevo aqui e de arrepiar.

Dom Orvandil

Nenhum comentário:

Postar um comentário