terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Bispo não aceita comenda oferecida pelo Senado

Por Jorge Seadi
Por discordar do reajuste salarial que os senadores aprovaram para eles mesmos, o bispo Manuel Edmilson da Cruz recusou, hoje (21) a comenda “Direitos Humanos Dom Helder Câmara”, oferecida pelo Senado ao padre e a outras autoridades que se destacaram na atuação pelos direitos humanos. Bispo de Limoeiro, Ceará, Dom Manuel recusou a oferenda em discurso em plenário, atacando o Legislativo.
“Sem ressentimentos e agindo por amor e por respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é uma afronta, um atentado contra o povo brasileiro, ao cidadão e à cidadã contribuinte para o bem de todos , com o suor do seu rosto e a dignidade de seu trabalho. É seu direito exigir justiça e equidade em se tratando de honorários e salários também”, discursou o bispo.
A atitude do bispo surpreendeu os senadores, que reservaram a manhã desta terça-feira para fazer a entrega ao bispo. Em ataque ao Congresso, o bispo disse que o reajuste dos parlamentares deveria ter seguido o salário mínimo. O plenário estava quase vazio em pleno início de recesso parlamentar. O bispo chegou a receber a comenda no início da sessão, mas depois devolveu-a durante o discurso. O senador José Nery (PSOL-PA), que presidia a sessão no momento da fala do bispo disse que o Congresso deveria refletir sobre o que acabara de dizer o bispo.
Na semana passada, em aprovação rápida, os parlamentares aprovaram um aumento de seus salários em 63%. Vão receber, a partir de janeiro do ano que vem, R$  26,7 mil.
Com informações do UOL
por http://sul21.com.br/jornal/2010/12/bispo-nao-aceita-comenda-oferecida-pelo-senado/

Um comentário:

  1. Como eleitor e cidadão pagador de tributos, hoje já aposentado, igualemnte tenho minhas restrições quanto a tal atitude do Congresso, mas não vejo neste cidadão autoridade para criticar uma institiuição política do estado brasileiro já que o vejo como um servo do império de Roma, um dos mais podres moralmente falanso neste planeta.

    ResponderExcluir